Dia Nacional do Livro Infantil

By Cássia - 22:46

Hoje, dia 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, e para celebrarmos essa data tão especial, preparei uma lista com livros de um autor que certamente marcou a infância: Monteiro Lobato.

 
Sobre o autor: José Bento Renato Monteiro Lobato foi um escritor, ativista, diretor e produtor brasileiro. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. 
 
Separei cinco livros que acho que apesar de não sermos mais crianças, valem a leitura:
Resultado de imagem para O Picapau Amarelo
imagem: Livraria da Travesa
1 - O Picapau Amarelo: Depois de receber uma carta do Pequeno Polegar, Dona Benta aceita ter os habitantes do País das Maravilhas como os novos moradores do Sítio do Picapau Amarelo. Com a presença de Peter Pan, Dom Quixote, Branca de Neve, Aladim, Gata Borralheira e muitos outros personagens, o Sítio se torna palco de grandes aventuras e muitas confusões, como quando o Mar dos Piratas transbordou e alagou o castelo da Branca de Neve, causando medo na princesa e nos anões. Sem falar no triunfante resgate dos anões da torre ilhada pelos piratas do “Hiena dos Mares”, que depois tornou-se o “Beija-Flor das Ondas”, o iate de passeio da Turma do Sítio. Essas e muitas outras reinações estão por vir no Picapau Amarelo, o incrível sítio onde tudo pode acontecer.
 
Resultado de imagem para dom quixote das crianças
imagem: Livraria Cultura
2 - Dom Quixote das Crianças: Quem nunca ouviu falar de Dom Quixote e Sancho Pança, seu gorducho escudeiro? Adaptado por Monteiro Lobato, este livro traz as aventuras do cavaleiro que percorria o mundo em busca de justiça e de glórias. A história do fidalgo espanhol, escrita por Miguel de Cervantes, há mais de quatrocentos anos, continua emocionante como sempre. E aqui, recontada por Dona Benta, fica ainda mais saborosa. 
 
Resultado de imagem para reinações de narizinho
imagem: Livraria Cultura
 3 - Reinações de Narizinho: Conhecido como a locomotiva do comboio da saga do Picapau Amarelo, “Reinações de Narizinho” reúne as onze histórias que Lobato começou escrevendo em 1920. Surgem ali Narizinho, Pedrinho, o Visconde, Rabicó, Tia Nastácia, e, claro, Emília, que comanda todas as travessuras em um misto de realidade e fantasia, trazendo à cena personagens clássicos da literatura infantil mundial, como Cinderela, Branca de Neve, o Gato Félix, todos ilustres convidados de cada uma das festas.
 
Resultado de imagem para caçadas de pedrinho
imagem: Livraria Cultura
4 - Caçadas de Pedrinho: Nessa história, Pedrinho e uma expedição formada por Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa vão à caça de uma onça-pintada escondida na mata de taquaraçus perto do Sítio do Picapau Amarelo. Com muita valentia e um pouco de medo, essa turma arma a maior confusão entre os animais silvestres e se aventuram numa caçada arriscada, divertida e cheio de surpresas. 
 
Resultado de imagem para memórias de emília
imagem: Saraiva
5 - Memórias da Emília: boneca de pano mais famosa da literatura brasileira resolve escrever suas memórias. E para realizar esta nobre missão, ela escolhe ninguém menos que o Visconde de Sabugosa para ser seu escriba. Porém, caprichosa como é, Emília mistura fatos reais e invenções, manda e desmanda no sábio sabugo de milho, maltrata Tia Nastácia e ralha com Dona Benta. E o Visconde, de pena e tinta na mão, toma nota de tudo com muita paciência, mas também aproveita a distração da boneca para dar sua versão da história. Neste livro, Emília (e o Visconde) filosofa sobre a vida e a morte, expressa suas visões de mundo e dá palpites sobre todos os assuntos do Sítio. E relembra suas aventuras com o anjinho da asa quebrada, com Popeye e o Capitão Gancho e a visita aos estúdios da Paramount Pictures, em Hollywood.
 
Encerrei a lista com minha personagem preferida do universo de Monteiro Lobato! Conta pra mim nos comentários quais os livros que marcaram sua infância?

  • Share:

You Might Also Like

7 Comentários

  1. Oi Cássia!!!
    Monteiro Lobato sempre fez parte da minha infância, assim como os livros da disney e quadrinhos da turam da Mônica tbm...Que nostalgia me bateu agora, sempre tmo relembrar....
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cássia,
    Na minha infância não tive muito contato com as obras do Monteiro Lobato, era mais "chegado" aos quadrinhos da Turma Da Mônica e livros infantis sobre animais. Também tive contato com "O Pequeno Príncipe", livro que me marcou até hoje devido a sua incrível história.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Se eu não me engano, eu tenho um livro de Monteiro Lobato aqui em casa, na pilha de livros do Miguel. Não tenho certeza. O meu único contato com o autor foi na série Sítio do Pica-Pau Amarelo. Nunca li nada dele.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nossa, amo esse escrito. Não li nada dele, mas sei que as história são lindas e incríveis. Adoro muito o sítio do pica pau amarelo, foi a minha infância.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  5. Monteiro Lobato foi um dos meus primeiros contatos com a leitura. Eu amo, ouvir falar dele sempre me traz uma nostalgiazinha boa!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post
    Conheci seu blog agora e estou dando uma voltinha por ele e ja te sigo
    Beijinhos

    Por favor Visite-nos, e Siga-nos
    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/04/autoestima-espelho-meu-espelho-meu-ha.html

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro Monteiro Lobato e todas as adaptações logo quero conferir, das mais antigas às mais recentes, incluindo os desenhos. Acho que é um mundo mágico que ele sabia como ninguém nos transportar e nos fazer acreditar em cada uma das suas personagens. Quem algum dia duvidou da bonequinha de pano que fala ou do sabugo de milho inteligente? Linda homenagem no dia nacional do livro infantil.

    ResponderExcluir