Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance), 2014

By Rosana - Tudo que Motiva - 08:30

Olá olá olá! 
Se vocês estão bem lembrados, no começo do ano eu fiz uma maratona para os filmes do Oscar e acabei fazendo breves resumos deles por aqui. Então nas próximas semanas teremos as resenhas completas dos filmes. O filme de hoje então é Birdman! Indicado a 9 categorias na premiação. Foi o filme que levou várias estatuetas, inclusive a de melhor filme. 


O filme conta a história de Riggan, no passado ele foi muito famoso interpretando um super-herói, no caso Birdman, na década de 90. Agora não é mais assim, após 3 filmes da sequencia, ele se recusa a fazer o quarto filme e desde então sua carreira começa a declinar. Desde então ele tenta a todo custo ter a sua carreira e todo o reconhecimento de volta e tenta retomar o prestígio que possuía ao escrever, dirigir e estrelar uma peça na Broadway. No entanto, ele precisa lidar com todo o estresse dos palcos, os atores que tentam passar a perna nele, a filha em abstinência, seu empresário colocando pressão e além de tudo, como se não bastasse, ele tem uma voz doida dentro da cabeça dele.




Birdman é um filme muito bem dirigido, tem um jogo de câmera excelente. Você percebe que os dias se passam, a transição é sutil. Os atores fazem ótimas interpretaçõesEdward Norton como Mike Shiner está muito bem, é o antagonista óbvio de Keaton. Ele faz um ator egocêntrico que julga ser o maioral e o ator mais importante do muno. Emma Stone faz a filha, Sam, ~diva~ ela está atuando muito bem, é bem claro a forma como ela evoluiu com os passar dos filmes que fez. Naomi Watts também está excepcional nesse filme com a personagem Lesley. Zach Galifianakis (lembra dele? Do filme 'Se beber, Não case'? Aquele barbudo) ele interpreta Brandono empresário de Riggan, um cara sério, maduro e competente. Esse é um papel muito diferente do que estamos acostumada a ver, gostei muito da interpretação dele realmente agora ele parece um ator



A estrela do filme é Michael Keaton, ele faz uma atuação excepcional também, muito acima do que já vi por aí. Não teria como escolher outro ator para interpretá-lo, pois assim como Riggan, o próprio ator teve um pequeno declínio na sua carreira após o Batman de 1989, e assim como o personagem ele nunca fez algo relevante para o cinema. Até agora.

Eu não conhecia a direção de Alejandro González Iñárritu, mas fiquei bem impressionada, ele soube dar ao expectador o que os atores tem de melhor, sem precisar de maquiagem e nem efeitos especiais. Assim que acabei de ver o filme, fiquei meio dividida se tinha gostado mesmo, até comentei no grupo com a Ju e o Liss que não tinha gostado tanto, mas aí parei para pensar a analisar todos os pontos positivos do filme e mais do que justo decidi que é realmente tudo isso que dizem.


Tem uma jogada de câmera bem legal e isso me ganhou, você parece estar no mesmo lugar, percorrendo o mesmo caminho e seguindo os passos dos atores. É como se você estivesse participando do filme. É imperceptível os cortes nas filmagens, é como se tivesse sido filmado tudo de uma vez. Por esses e os outros motivos citados acima, digo-lhes que é um filme muito bom! Recomendo MUITO que vocês assistam! Vale a pena! 


Título: Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance)
Ano: 2014
Direção: Alejandro González Iñárritu

  • Share:

You Might Also Like

10 Comentários

  1. já li algo sobre esse filme que recebeu bastante criticas positivas e eu espero assistir o filme porque o trailer me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rosana. Estou me sentindo totalmente sem cultura por nunca ter ouvido falar de Birdman. O filme me interessou bastante por sua pegada mais artística, isto é, sua passagem, ou melhor dizendo, a passagem do protagonista pela fama e o estrelato por meios teatrais e cinematográficos, foi o ponto forte da trama. Não posso deixar de citar também os problemas que o rapaz enfrenta durante toda a trama. Gostei!

    ResponderExcluir
  3. O último gif é muito engraçado!
    Acompanhei a premiação do filme, mas não sabia do que se tratava. Lendo o post, vi o nível de história que estava perdendo... Adorei o trailer e o conteúdo que há na trama. Não vejo a hora de ter um tempinho e assistir ao filme. Acho q vou gostar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosana! Tive a sorte de acompanhar a premiação do Oscar este ano e foi maravilhoso. Mas mesmo que Birdman tenha levado a estatueta mais importante, ser indicado em tantas categorias e seus comentários ser super positivos, ainda não consigo me ver assistindo o filme. Pois é de um gênero que não gosto e talvez não seja o momento. Porém foi muito legal saber um pouco sobre esse filme!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive a oportunidade de assistir ,mas quero muito ,gosto de assistir filmes premiados pra ver se foram realmente justos ,hahah
    Eu cheguei a ler algumas coisas sobre o filme ,e até agora percebi que é meio loko ,você tem que prestar bastante atenção ,não ? Mas loucuras a parte ,o filme chama bastante minha atenção ,espero ve-lo em breve

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não assisti o filme mas já vi muitos comentários positivos sobre ele. É claro que quero conferir, ele está na minha lista, só me falta tempo. Gostei muito da sua resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Já ouvi muito sobre esse filme, mas ainda não assisti. Depois de ler sua resenha me despertou muita vontade de assistir. E eu adoro a Emma Stone, espero conseguir assistir está noite. Obrigada pela indicação, esperarei pelas outras resenhas. :D
    Bjos e sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Vou assistir com certeza obrigado pela dica, sua resenha me deixou curioso!
    Nunca tinha ouvido falar nada do filme pelo que eu me lembre!

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um ótimo filme mesmo, e pelo trailer percebemos o jogo com as câmeras que você falou e realmente é bem legal se sentir dentro do filme . Emma sempre diva no que faz. Não conhecia o filme só que aceito a recomendação.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o filme e fiquei muito interessada. Os atores que escolheram, o jogo de câmeras, foram muito bons. Michael Keaton me marcou por ter feito o primeiro (e preferido) Batman. Com certeza vou assistir.

    ResponderExcluir